Jean-Jacques Rousseau: Ideia do Método na Composição de um Livro

Autores

  • Rafael de Araújo e Viana Leite Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, bolsista CAPES-Demanda Social

Resumo

Escrito por volta de 1745, o texto de Jean-Jacques Rousseau aqui traduzido discorre sobre qual o melhor método para um autor se orientar tendo em vista a produção de um livro, especificamente aquele do gênero que Rousseau chama de 'obra de raciocício'. A partir do conjunto de informações metodológicas fornecidas pelo autor, podemos entender tanto o que ele considerava como sendo a arte de escrever quanto sua posição crítica em relação ao 'Discurso sobre as ciências e as artes', de 1750.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Araújo e Viana Leite, Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, bolsista CAPES-Demanda Social

Bacharel em Filosofia pela UFPR (2011), instituição em que fez o Mestrado (2013), na linha de Ética e Filosofia Política. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, nível de Doutorado, na UFPR, sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Brandão. Participa, desde 2009, do Grupo de Estudos das Luzes (UFPR), onde ajudou a organizar colóquios, minicursos e duas Mostras de cinema. Em 2012, participou da organização do Ciclo de Cinema e Filosofia, evento que tomou parte no XV Encontro da ANPOF (Associação de Pós-Graduação em Filosofia), e foi realizado na Cinemateca de Curitiba. Também publicou artigos em revistas especializadas em Filosofia.

Referências

- “E essa obra, entretanto, cheia de calor e de força, carece absolutamente de lógica e de ordem; de tudo o que me saiu da pena, é o mais fraco de raciocínio e o mais pobre de número e harmonia (...) a arte de escrever não se aprende de uma vez.” (ROUSSEAU, 2008, p. 323/324).

Downloads

Publicado

2016-01-01

Edição

Seção

Tradução