Da antinomia à dialética do senhor e do escravo
Resumo
Nesse texto, pretendemos fornecer um alternativa interpretativa em relação a dialética da dominação e da servidão de Hegel. Nesse sentido, exploramos alguma semelhança conceitual entre as antinomias da Crítica da razão pura de Kant e a referida dialética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ª citação: Adorno, T.W. Trois étude sur Hegel. Paris: Payol, 2003, p.90
ª citação: Idem, p. 40
ª citação dem, p. 15
ª citação: Kant. I. Crítica da razão pura. Liboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p.390 (A- 422-3/B- 450-1
ª citação: Hegel. G.W.F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis, RJ: Vozes: Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005. p. 142
ª citação: Idem, 142-3
ª citação: Idem, 143
ª citação: Idem, 144
ª citação: Idem, 145
ª citação: Idem, 146
ª citação: Idem, 147
ª citação: Idem, 149
ª citação: Idem, 150
ª citação: Idem, 150
ª citação: Idem, 137
Downloads
Publicado
2018-12-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).