As paixões como tempero da vida social: a moral naturalista de Holbach

Autores

  • Fábio Rodrigues de Ávila UNIFESP

Resumo

Resumo: Em sua obra A Moral Universal, o barão de Holbach procura apresentar um sistema moral e político, propondo uma análise da natureza humana. Ele busca elencar uma série de qualidades morais que servem como princípios da virtude e da sociabilidade, ao mesmo tempo em que aponta os vícios que são nocivos à vida social. Através de uma profunda investigação das idiossincrasias humanas, ele expõe uma concepção na qual as paixões são tomadas como sentimentos de amor ou ódio pelos objetos que afetam a sensibilidade, de acordo com as impressões de prazer e dor que esses objetos propiciam. Assim, um objeto que proporcione prazer nos sentidos desperta uma sensação de amor, e o homem se sente impelido a buscá-lo; do mesmo modo, um objeto que proporcione uma sensação dolorosa despertará o ódio, que fará com que esse objeto seja evitado. Esses operadores funcionam tanto com relação aos objetos que servem para satisfazer as necessidades humanas, como também para dar origem às relações sociais entre os indivíduos. Portanto, para que uma sociedade seja estável, Holbach sugere que as paixões derivadas das impressões de prazer e dos impulsos de amor sejam o tempero das relações humanas, que tornem a vida social agradável e desejada.

Palavras-chave: Materialismo, Moral, Virtude, Prazer.

Résumé: Le baron d’Holbach début son oeuvre La Morale Universelle nous en presenté son systeme morale et politique, et nous proposé une analyse de la nature humaine. Il cherche d’enumérer une certain nombre des qualités morales que sont utilisées comme principes de la vertu et de la socialité, en même temps qui démontrer que les vices sont nocives a la vie social. Par une profundée investigation de les idiosyncrasies humaines, il expose une conception laquelle les passions sont considerées comme sentiments de l’amour ou de l’haine pour les objetcs qui affectent la sensibilité, d’accord avec les impressions du plaisir et de la douleur qui cette objects nous causent. Ainsi, un objetc que donne plaisir dans les sens occasione une sensaction de l’amour, et l’homme voudra le cherche; au même temps, u n object que occasione une sensation douloureuse suscitera l’haine, qui fera qu’on soit évite. Cettes opérateurs funcionent tant en rapport aux objects qui nous utilisons pour satisfaire les besoins humaines quant pour originer les rapports sociales parmi les individus. Par conséquent, une societé seul peut être stable, selon Holbach, quand les passions dérivées des impressions du plaisir e des impulsions de l’amour soient le assaisonner des rapports humaines qui font la vie sociale agreable e souhaitée.

Mots-clés: Materialisme, Morale, Vertu, Plaisir.

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Biografia do Autor

Fábio Rodrigues de Ávila, UNIFESP

Doutorando pela UNIFESP em Filosofia - área Ética e Filosofia Política

Referências

ESPINOSA, B. Ética, tradução Tomaz Tadeu, Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HOLBACH, barão de. A Moral Universal ou os deveres do homem fundamentados na sua natureza, tradução Regina Schöpke e Mauro Baladi, São Paulo: Martins Fontes, 2015 – (Coleção Tópicos).

______. Sistema da Natureza ou das leis do mundo físico e do mundo moral, tradução Regina Schöpke e Mauro Baladi, São Paulo: Martins Fontes, 2010 – (Coleção Tópicos).

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos