Notas de Ramsey sobre o Tractatus de Wittgenstein e versão preliminar dos Foundations of Mathematics

Anderson Nakano

Resumo


Os textos aqui publicados são de autoria de Frank Plumpton Ramsey, e foram transcritos e traduzidos de manuscritos que compõem a “Ramsey Collection”, coleção disponível na Hillman Library da Universidade de Pittsburg. Trata-se de textos inéditos que incluem três conjuntos de notas e um grande esboço e versão preliminar do artigo The Foundations of Mathematics de Ramsey, publicado em 1925.A seleção do material foi baseada tanto no caráter inédito dos textosquando na unidade que eles formam em torno das reflexões de Ramsey sobre o Tractatus de Wittgenstein. Estes manuscritos se mostram relevantes quando se trata de avaliar não apenas o impacto da obra de Wittgenstein sobre Ramsey, mas também os pontos em que Ramsey procura se afastar desta influência. Os temas centrais destes manuscritos, são a lógica e a matemática, vistos sob o prisma da primeira obra de Wittgenstein.

 

As notas aqui publicadas são de autoria de Frank Plumpton Ramsey, e foram transcritas e traduzidas de manuscritos que compõem a “Ramsey Collection”, coleção disponível na Hillman Library da Universidade de Pittsburg1. Trata-se de textos inéditos que incluem três conjuntos de notas e um grande esboço e versão preliminar do artigo The Foundations of Mathematics de Ramsey, publicado em 1925.

1Frank Plumpton Ramsey Papers, 1920 - 1930, ASP. 1983.01 Archives of Scientific Philosophy, Special Collections Department, University of Pittsburgh. Gostaríamos de agradecer a Lance Lugar, o curador destes arquivos, pela permissão de publicar a transcrição e a tradução destes manuscritos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.