Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Ipseitas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1. Diretrizes para autores

a) A Revista de Filosofia Ipseitas aceita a submissão de artigos e resenhas bibliográficas inéditas, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão. Os Editores da Revista têm a prerrogativa de não publicar artigos aprovados pelos pareceristas caso a quantidade de artigos aprovados exceda a previsão para cada número, podendo publicá-los nos próximos números.

b) Os artigos submetidos serão avaliados por dois pareceristas, membros do Conselho Consultivo da Revista ou convidados ad hoc. Os pareceres poderão recomendar: a) publicação do artigo sem restrições; b) publicação do artigo condicionada a revisões; c) reavaliação do artigo condicionada a revisões; e d) recusa do artigo para publicação. O artigo poderá ser submetido a um terceiro parecerista para desempate.

c) A decisão sobre a publicação de resenhas bibliográficas caberá aos Editores.

d) Os Editores reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma, a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

e) O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade dos seus autores. Os artigos e resenhas publicados estarão submetidos à licença Creative Commons Atribuição/Não Comercial/Compartilha Igual 3.0/Não Adaptada. Os colaboradores manterão o direito de reutilizar o material publicado em futuras coletâneas de sua obra, sem o pagamento de taxas à Revista de Filosofia Ipseitas. A permissão para reedição ou tradução do material publicado, por terceiros, não será feita sem o consentimento do autor.

 2. Normas para submissão de artigos

a) O envio de artigos e resenhas bibliográficas deve ser feito online, pelo sistema eletrônico disponível na página da Revista: http://www.revistaipseitas.ufscar.br . Para submeter o artigo ou resenha, é necessário preencher corretamente o formulário de cadastro e marcar a opção “autor”.

b) Os artigos e resenhas bibliográficas deverão ser submetidos exclusivamente em formato “.doc” (Word) ou “.odt” (OpenDocument Format). Os autores poderão opcionalmente anexar à sua submissão cópia do arquivo em formato “.tex” (TEX), caso utilizem caracteres especiais.

c) Os artigos não deverão ultrapassar 30 laudas, incluindo referências bibliográficas e notas, salvo em casos excepcionais. Deve acompanhar o artigo: a) um resumo entre 75 e 200 palavras, em português e inglês/francês; b) uma relação de três a seis palavras-chave, para indexação bibliográfica.

d) As resenhas bibliográficas não deverão ultrapassar 4.500 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas. A referência completa das obras analisadas deve ser apresentada no início do texto.

e)  As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (ABNT NBR 6023/2002):

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Nome do tradutor, caso se aplique. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano. (Ex.: MERLEAU-PONTY, M. O Visível e o Invisível. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. 2ª. Edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984.)

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio sublinhado. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador (es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Nome do tradutor, caso se aplique. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano. (Ex. PRADO-JUNIOR, B. Erro, ilusão e loucura. In: NOVAES, A. (org.) A crise da razão, São Paulo, Companhia das letras, 1995)

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo sublinhado. Nome do periódico em itálico. Local da publicação, Volume e Número do Periódico, intervalo de páginas do artigo, Ano. (Ex:LEBRUN, G. As palavras ou os preconceitos de infância. Tradução Rubens Torres Filho. Revista Discurso. São Paulo, número 22, 1993)

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, Ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [Online]. Produtor. Disponibilidade: acesso. [data de acesso], Ano.

f) Solicitamos que sejam observadas com rigor a sequência e a pontuação indicadas.

g) As referências a autores no decorrer do artigo devem seguir o seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (MERLEAU-PONTY, 1984) ou (MERLEAU-PONTY, 1984, p. 127). Títulos distintos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (LEBRUN, 1993a), (LEBRUN, 1993b).

h) As notas de rodapé deverão ser relevantes para o tema do artigo, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

i) A Revista Ipseitas informará aos autores sobre as etapas da avaliação dos artigos bem como de sua publicação. Cartas de aceite para publicação poderão ser enviadas aos autores mediante solicitação aos Editores.

j) Todos os grifos no texto devem ser feitos utilizando o itálico. 

l) Para dúvidas ou mais informações entrar em contato com os Editores:

Revista de Filosofia Ipseitas E-mail: revistaipseitas@ufscar.br

Página: http://www.revistaipseitas.ufscar.br

Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFSCar Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências.

Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 Caixa Postal 676 - CEP 13565-905 Monjolinho - São Carlos - São Paulo

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2359-5140